Dia do Advogado: palavra do Presidente

11 de agosto de 2017

O QUE É SER ADVOGADO

Neste dia 11 de agosto, em que se comemora o Dia do Advogado, cada vez mais se mostra necessária uma profunda reflexão sobre o que significa “ser advogado”.
A advocacia no seu mais profundo e correto significado, possui uma característica de quase sacerdócio, pois não raras vezes faz com que o profissional tenha contato com as mais íntimas revelações de seu cliente. Possui um caráter de auxílio psicológico em determinados momentos da vida de uma pessoa, que se assemelha ao de um psicólogo. Traduz muitas vezes um alívio quase que físico àqueles que se socorrem de uma orientação e de um norte em suas vidas.
Inúmeras são as atribuições de um profissional da advocacia e a importância que isso representa na vida dos cidadãos é enorme. Lidar com a vida, com a liberdade, com o patrimônio, com os sonhos e com as aspirações de uma pessoa, muitas vezes se constitui em algo de valor inestimável.
E para que isso possa existir é imprescindível que as prerrogativas do advogado sejam preservadas, pois estas garantias constitucionais e legais do livre exercício da profissão, antes de pertencerem ao advogado, pertencem ao cidadão que confiou ao profissional o bem da vida que pretende seja buscado. Desrespeitar o advogado em suas prerrogativas é o mesmo que desrespeitar a cidadania.
Para que a advocacia tenha a independência para lutar pelos direitos de seus representados é que a Ordem dos Advogados do Brasil existe. É pela preservação dos direitos humanos, da liberdade, das garantias fundamentais do cidadão que a OAB se mantém firme há mais de 85 anos, levantando bandeiras e sustentando a democracia e os mais elevados princípios constitucionais que norteiam o estado democrático de direito.
A reflexão sobre a figura e a importância do advogado no contexto da sociedade se mostra cada vez mais importante por todos os cidadãos.
E neste 11 de agosto, a Subseção da OAB do Rio Grande homenageia todos os advogados riograndinos, que mantém acesa a chama da advocacia, lutando a cada dia pela dignidade da profissão e pelos direitos de seus constituintes.

Everton Pereira de Mattos
Presidente da OAB – Subseção do Rio Grande